O que é o pecado?

O pecado é um tema muito discutido entre os cristões, onde a Bíblia oferece reflexões sobre o assunto. Quando falamos sobre, o pecado pode ser entendido como uma violação da vontade de Deus ou ir contra a vontade de Deus. Como está em Romanos 3:23, “porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.”.

Quando Adão e Eva caíram no Jardim do Éden, a humanidade é marcada pelo pecado. Como está escrito em Romanos 5:12, “pelo pecado de um só homem, Adão, a morte reinou por meio dele. Mas quanto mais a graça de Deus e o dom pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordaram para muitos!”.

A bíblia nos mostra no velho testamento vários exemplos comportamentais que são considerados pecaminosos, entre eles a idolatria, imoralidade sexual, mentira, roubo e violência. Esses comportamentos trazem consequências negativas para a pessoa e a sociedade por serem considerados como uma violação da vontade de Deus. Como está escrito em Provérbios 10:16, “O salário da justiça é a vida, mas o rendimento da impiedade é o pecado.”

O Novo Testamento nos ensina que todos os seres humanos são pecadores por natureza e estão sujeitos à ira de Deus. Como está escrito em Romanos 3:10, “Não há justo, nem um sequer.”

Mas através do sacrifício de Jesus Cristo, é possível que o pecador seja justificado diante de Deus e reconciliado com Ele. Como está escrito em Romanos 5:8, “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.”

Os seres humanos se afastam de Deus quando desobedecem a sua vontade através do pecado. E sofrem consequências desastrosas do pecado.

É possível restaurar o relacionamento perdido com Deus, caso se arrependa e reconheça o seu pecado e se confesse diante de Deus. Em 1 João 1:9, “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça.”

Rolar para cima